… tem dias

[texto escrito em Agosto de 2004]

Tem dias em que a gente acorda e parece que acabou de nascer.

Tem dias em que a gente abre os olhos e sente uma estranha integridade física, uma disposição absurda – e ao mesmo tempo uma paz incrível. Parece que todos os problemas se foram. Parece que a conta não está estourada no banco. Parece que todos os políticos morreram e uma nova ordem mundial se anuncia. Parece que o pão com manteiga lhe sorri.

Tem manhãs em que o sol está tão morno e o silêncio da rua é tão pacificador que nem parece que existem filhos-da-puta no mundo! E as mulheres parecem descomplicadas!

São manhãs em que a brisa é tão fresca que dá vontade de colocar um disco do Prince para preparar o café. Eu tenho discos do Prince, mas não contem pra ninguém!

Nessas manhãs, dar comida pro cachorro e brincar um pouco com ele é quase como um ritual sagrado. Sentar sozinho para comer o sucrilhos folheando uma revista antiga tem um sabor de eternidade. O gosto amargo do café pedindo um cigarro fica no corpo inteiro.  Parece que o cigarro nem faz mal! Parece que a evacuação matinal é uma limpeza da alma! E o espreguiçar-se coloca-nos os ossos no lugar. E o banho quente, a restauração de uma energia ancestral.

Nesses dias, foda-se a internet! Foda-se tecnologia, celulares, emissoras de TV, aparelhos de DVD, informação fútil e inútil dos jornais, jornais, jornalistas, e qualquer coisa que comece com jota. Foda-se até o au-to-mó-vel! Nesses dias, que se dane toda a injustiça e os pobres e os negros e os mi-li-o-ná-ri-os com tanto dinheiro e Nada. Em dias assim a gente só se basta e quer viver absurdamente bem com nosso próprio umbigo num surto voraz de egocentrismo, egoísmo, e dá vontade de contratar um assassino para acabar com nosso id.

Dias assim são de pisar na grama, de abraçar uma árvore, de tomar sol sem se preocupar com o câncer de pele ou com o buraco da camada de ozônio.

Ah, tanta coisa para nos preocuparmos e dias assim tão raros e curtos! Dias assim duram mi-nu-tos!

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s