… burroughs e o teclado qwerty

qual o motivo dos teclados terem esta esquisita disposição LETRAL?

ou: por quê os teclados, desde minha época de DATILOGRAFIA APLICADA no colégio dom pedro II, com a dona lollobrigida, têm a seguinte disposição horizontal, de cima para baixo:

1234567890-=

qwertyuiop

asdfghjklç;

zxcvbnm,./

 hein?

pois vou explicar o que aconteceu na GÊNESE da configuração atual de nosso teclado. e a explicação é muito simples, embora estranha.

burroughs

o primeiro homem a formatar o teclado foi o escritor beatnik william burroughs. ele era um cara muito inteligente e se cansava muito de escrever à mão. mas era também um junkie maluco. um dia ele estava cheirando veneno para baratas e com uma puta preguiça de escrever – enquanto seu editor ligava insistentemente para seu celular – quando surgiu a idéia: uma máquina de escrever: bateríamos os dedos e as palavras se IMPRIMIRIAM em folhas de papel.

burroughs, como todos os beatniks e os hippies, gostava muito de artes manuais, macramê, papel machê, cola, tesoura… ele pegou uns papéis, recortou o alfabeto, colocou em ordem, montou sobre a mesa e chamou seu assessor, mr. mugwum.

mr. mugwum era um indiano viciado em ópio e devia levar a idéia do patrão até a fábrica de calculadoras que a família de burroughs tinha. mas ele e bill ficaram conversando e cheirando pó de matar barata misturado com ópio e, quando menos esperavam, bateu um vento e as letrinhas recortadas caíram no chão.

burroughs estava chapado demais para organizá-las de novo e mugwum nada conhecia do alfabeto romano. “arruma de qualquer jeito isso aí”, disse bill. e mugwum, sem nenhuma noção, arrumou as letras do jeito como conhecemos hoje, levando-as à fábrica onde foi construída a primeira máquina de escrever.

mugwum e burroughs

foi assim.

a história foi contada pelo próprio burroughs no livro “almoço nu”, mas ninguém entendeu, já que esse livro também teve as palavras reorganizadas pelo senhor mugwum.

passem bem.

Advertisements
Standard

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s