… a verdade sobre james joyce

james joyce era irlandês e, pleonasmo, bebum. chegava em casa chapado e ia escrever – já que a mulher era uma mocréia com crises depressivas. assim, berbo, embaralhava as histórias, misturando não só personagens e situações como também palavras – uma confusão! nem ele entendia direito, quando lia no outro dia tomando um sonrisal.

por esse jeito loucão e misturando tudo, muitos o consideram o pai do romance moderno. quem entende deveras um romance moderno?

como vivia num marasmo tremendo, achava que todo dia era o mesmo dia, o “dia da marmota”, 16 de junho. assim seu livro, a colcha de retalhos chamada “ulysses”, também se passa nesse dia. os personagens principais são stephen dedalus, molly & leopold bloom. por causa do sobrenome desses personagens, o dia 16/06 passou a ser chamado de “bloomsday” num trocadilho infame com as palavras “bunda” e “dei” – mostrando o tipo de técnica utilizada pelo escritor. esses modernos, vai dizer?

joyce ficou famoso por causa do livro e pôde então se aprofundar naquilo que realmente gostava de fazer: tocar banjo deitado.

joyce toca banjo

o que poucos sabem é que o escritor tinha um pseudônimo com o qual assinava poemas: o´shawn. quem descobriu e revelou essa outra identidade de joyce foi woody allen. o artigo apareceu primeiro na revista “new yorker” e, depois, no livro “without feathers”, sob o título “the irish genius”.

outra informação que poucos divulgam é que, cansado da vida literária e das rodinhas que ficavam babando ovo por ele, joyce resolveu largar tudo e virar pirata. ele foi visto nos mares da pérsia atacando embarcações sob os gritos de “me amarra no mastro, nora!”.

joyce pirata

Advertisements
Standard

2 thoughts on “… a verdade sobre james joyce

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s